domingo, 21 de abril de 2013

Newsmaking



Newsmaking é uma teoria que se opõe á teoria do espelho, onde o jornalista era reconhecido como um mero relatador de acontecimentos. Agora ele fabrica a notícia e faz parte dela.

Nos dias de hoje, e pela facilidade com que qualquer um de nós pode pesquisar informação variada sobre os mais variados assuntos, chega-se facilmente á conclusão que temos demasiadas situações que poder ser transformadas em notícia.

Importa então ver o que realmente é notícia.

Na teoria do newsmaking, a definição do que será noticiado, entre os diversos assuntos, são os critérios de noticiabilidade.

Os critérios, segundo Galtung e Ruge (1965) sem hierarquia:


Momento do acontecimento - última hora

Intensidade - dimensão/quantidade

Clareza - fácil compreensão

Proximidade – geografia

Consonância - ideias aceites por todos

Surpresa – novidade

Continuidade - seguir um acontecimento

Composição – equilíbrio

valores socioculturais 


 Galtung e Ruge escrevem que “um acontecimento será tanto mais noticiável quanto maior número de valores possuir, embora não seja uma regra absoluta.”

Ou seja, eles admitem que “um único valor pode compensar a inexistência de outros valores”

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