segunda-feira, 1 de abril de 2013


Primeiro Estranha-se , Depois Entranha-se

Não podemos negar que cada vez mais a publicidade está presente  diariamente nas  nossas vidas ,
usando os   Meios de Comunicação  para fazer passar a sua mensagem .

Ao longo dos tempos ela tem vindo a  modelar  nossas atitudes , gostos, e até comportamentos culturais…
Aliás pode até ser um dos objectivos da campanha publicitária.
 Podemos afirmar que está sempre implícito de alguma forma na publicidade  uma  tentativa de persuasão e  de influencia  dos  nossos comportamentos.
Exemplo disso é  a campanha publicitaria  da Coca-Cola lançada em 1931.
Para aumentar as vendas de refrigerantes, numa época que se fazia sentir uma quebra nas vendas  a  marca recriou e renovou a lenda de São Nicolau vestindo-lhe  roupas vermelhas  com pormenores brancos e um cinto preto , alterando a sua aparência original.
Esta campanha foi um verdadeiro sucesso , pois padronizou  e difundiu a imagem actual do Pai Natal. ( Estudo Culturais)
"Uma pessoa imaginativa que aplique uma alavanca no ponto de apoio certo pode mover o mundo." de Kevin Duncan.

Há no entanto um país , a Venezuela que  se opõe á sociedade de consumo  que vivemos actualmente ( imperialismo cultural), e falo de Hugo Chávez ,por esse motivo  proibiu a comercialização de Coca-cola na Venezuela , e a  sua publicidade :


Em Portugal , nos 20, também a Coca-Cola , também foi alvo de censura.
O  slogan  usado na campanha publicitaria: “Primeiro Estranha-se , depois entranha-se”

da  autoria de Fernando Pessoa foi levado á letra .
A Coca-Cola  ficou interdita em terras nacionais,  acreditava-se que continha um ingrediente que causava habituação, por essa razão ,  foi retirada do mercado e atirada ao mar…  …não estranhem se aparecer uma garrafa de Coca-cola na vossa praia!!

“As coisas mais importantes não são os produtos e, sim, a intangibilidade das coisas”… de Luis Rasquilha