Primeiro Estranha-se , Depois Entranha-se
Não podemos
negar que cada vez mais a publicidade está presente diariamente nas nossas vidas ,
usando os Meios
de Comunicação para fazer passar a sua
mensagem .
Ao longo dos
tempos ela tem vindo a modelar nossas atitudes , gostos, e até
comportamentos culturais…
Aliás pode até
ser um dos objectivos da campanha publicitária.
Podemos afirmar que está sempre
implícito de alguma forma na publicidade
uma tentativa de persuasão e de influencia
dos nossos comportamentos.
Exemplo disso
é a campanha publicitaria da Coca-Cola lançada em 1931.Para aumentar as vendas de refrigerantes, numa época que se fazia sentir uma quebra nas vendas a marca recriou e renovou a lenda de São Nicolau vestindo-lhe roupas vermelhas com pormenores brancos e um cinto preto , alterando a sua aparência original.
Esta campanha foi um verdadeiro sucesso , pois padronizou e difundiu a imagem actual do Pai Natal. ( Estudo Culturais)
"Uma pessoa imaginativa que aplique uma alavanca no ponto de apoio certo pode mover o mundo." de Kevin Duncan.
Há no entanto um país , a Venezuela que se opõe á sociedade de consumo que vivemos actualmente ( imperialismo cultural), e falo de Hugo Chávez ,por esse motivo proibiu a comercialização de Coca-cola na Venezuela , e a sua publicidade :
Em Portugal
, nos 20, também a Coca-Cola , também foi alvo de censura.
O slogan usado na campanha publicitaria: “Primeiro Estranha-se
, depois entranha-se”
da autoria de Fernando Pessoa foi levado á letra
.
A Coca-Cola ficou interdita em terras nacionais, acreditava-se que continha um ingrediente que
causava habituação, por essa razão , foi
retirada do mercado e atirada ao mar… …não
estranhem se aparecer uma garrafa de Coca-cola na vossa praia!!
“As coisas mais importantes não são os produtos e, sim, a
intangibilidade das coisas”… de Luis Rasquilha